NOTÍCIA: Baiano demora em entregar a declaração do IR



A não entrega do documento no prazo rende multa de no mínimo R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido. No grupo de quem tem imposto a ser restituído, quem envia a declaração antes tem mais chance de receber estes valores mais cedo.

Por Adriano Villela 

 Faltando 10 dias para o final do prazo estipulado pela Receita Federal do Brasil, apenas 483 mil contribuintes baianos entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Em 50 dias, cerca de 48% das 1 milhão de declarações esperadas. Em todo o país, o cenário não é muito diferente. Foram 11,56 milhões de declarantes que já ajustaram suas contas com o Leão, ante uma previsão de 25 milhões de declarações estimadas. O prazo se encerra no próximo dia 30, no horário de funcionamento do Banco do Brasil e Caixa Econômica, para quem fizer a entrega por disquete, ou às 23h59 minutos, pela internet.

Àqueles que estão correndo contra o relógio, a própria Receita e especialistas dão dicas importantes. A Receita alertou, em comunicado à imprensa, sobre o risco de deixar para enviar a declaração nos últimos dias. O principal dele é encontrar problemas no envio da declaração, em virtude do grande volume de declarantes acessando o site da receita. A não entrega do documento no prazo rende multa de no mínimo R$ 165,74 até 20% do valor do imposto devido. No grupo de quem tem imposto a ser restituído, quem envia a declaração antes tem mais chance de receber estes valores mais cedo.

Quem, definitivamente, não consegue compreender o sistema, algumas universidades e faculdades montaram postos de auxílio. Na Universidade Católica (UCSal),  o posto funciona  à noite, na Faculdade de Ciências Contábeis/campus de Pituaçu, de segunda à sexta, das 18h30 às 21h30.

O curso  de Ciências Contábeis da Faculdade Ruy Barbosa faz serviço semelhante no Shopping Center Lapa. O atendimento de preenchimento ocorre até o dia 27. Nos três dias seguintes será prestada apenas a consultoria. Segundo a RFB, é comum nesta reta final o envio de emails falsos com supostas exigências do órgão. “A Receita Federal do Brasil adverte, mais uma vez, que não envia cartas ou e-mails intimando ou solicitando aos contribuintes a regularização de dados cadastrais”.
Matéria produzida originalmente para a Tribuna da Bahia, pelo mesmo autor, publicada na edição de 21.04, na página 6.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio