COMUNICAÇÃO: O enigma das transversalidades organizacionais

As três dimensões coexistem o tempo inteiro, formando uma espécie de todo que as três se inter-influenciam. Essa relação deve ser reproduzida, sem ônus, para as metáforas de Gareth Morgan, autor de Imagens da Organização, provavelmente a melhor obra que descreve os aspectos de uma instituição de trabalho.

Por Adriano Villela

Tendo na minha formação um pé em cada área, pude compreender ao longo dos anos a difículdade para os profissionais de comunicação compreenderem as diversas transversalidades das organizações. É comum vermos, na literatura e no dia-a-dia de empresas, órgãos públicos e entidades, comunicadores destacando que tal setor se confunde com a organização. Errado! São duas coisas diferentes.

Numa dada empresa, todos os seus processos envolvem uma troca simbólica. Até ai é verdade. Mas pode-se afirmar, com igual razão, que todos os pedaços da empresa são perpassados pela questão financeira, pela estratégia ou pela cultura, para ficar em alguns exemplos.Com todo o respeito que as religiões merecem - o direito de crer é livre - parece-me haver uma certa incompreensão do que é a santíssima trindade. A bíblia, em nenhum momento, separa  isso aconteceu com o pai (Deus), com o filho (Cristo) ou se dá por força do Espírito Santo.

As três dimensões coexistem o tempo inteiro, formando uma espécie de todo que as três se inter-influenciam. Essa relação deve ser reproduzida, sem ônus, para as metáforas  de Gareth Morgan, autor de Imagens da Organização, provavelmente a melhor obra que descreve os aspectos de uma instituição de trabalho.

Quando se fala que para adotar uma estratégia, necessário se faz considerar a cultura da empresa, não se estar hierarquizando, submetendo uma a outra, mas alertando que a segunda afeta o êxito ou fracasso da primeira. Sem prejuízo à constatação de que o planejamento estratégico também molda a criação/consolidação de valores internos. Assim como o poder advindo da estrutura formal da empresa, os cargos diretivos, convive e se digladia com os conflitos informaçãos por influência no processo decisório. Formal e informal está presente o tempo todo.

Portanto,a Comunicação é uma parte que afeta todas as outras, mas também é atingida por várias delas. Quando se fizer uma política ou um planejamento num ambiente de trabalho, convém lembrar como comunicar as decisões e, na mesma proporção, o conjunto de ações e enunciados advindos dos demais setores deve ser ponderado quando se pensa a comunicação de uma repartição. Até porque a perda da humildade é péssima conselheira a quem cabe mediar as relações entre diversos grupos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio