TRANSIÇÃO:Novo governo terá sete ministérios a menos


Estrutura final foi apresentada pelo ministro extraordinário, Onyx Lorenzoni. Falta cortar mais sete para chegar  ao número inicialmente prometido

Adriano Villela 

O governo do presidente eleito Jair Bolsonaro vai começar com 22 ministérios.  A estrutura final definida pela equipe de transição foi anunciada pelo ministro extraordinário, Onyx Lorenzoni. O número representa ao mesmo tempo o corte de sete ministérios do formato adotado pelo presidente Michel Temer e sete a mais do que os 15 prometidos por Bolsonaro inicialmente.

Mas o que  me chamou mais atenção não é o número de auxiliares, e sim o critério. Para quem defende Mais Brasil e Menos Brasília, o presidente eleito paradoxalmente protegeu mais o Palácio do Planalto e menos as pastas com ações finalística.

As secretarias Geral da Presidência e de Governo  mantiveram-se com status de ministério, mesmo não tendo uma função clara.Cada presidente dá uma destinação diferente. Assim como o Gabinete de Segurança Institucional não tem atuação para ser ministério. Governadores e prefeitos também fazem jus a segurança e nem por isso a função tem caráter de secretaria.

Enquanto isso os ministérios que cuidam de serviços públicos foram alvo de fusões. A antiga área da Fazenda, sozinha, absorveu o orçamento (com a extinção do Planejamento), Indústria, Comércio e Serviços e uma parte do Trabalho – que será subdividido em áreas que vão ainda para Justiça e Cidadania. Integração Nacional, um dos maiores orçamentos, foi unida a Cidades – que toca o Minha Casa Minha Vida – na pasta de Desenvolvimento Regional.

Em síntese, ficou a sensação de que o enxugamento poderia ser maior. Com quase 10 militares no primeiro escalão, Bolsonaro sinaliza ter priorizado aquilo que condena – a indicação política. A lógica na escolha de onde cortar e como formar superministérios deveria ter ficado mais clara, sem tantas idas e vindas. No próximo ano, o desafio fiscal será alto para cumprir limites como teto de gastos e regra de ouro. Terá que ser certeiro.



Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio