TRANSIÇÃO: Futuro governo inicia construção de "nova fórmula" com parlamentares


Futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni afirma que presidente eleito conta com apoio de 350 deputados. Não haverá "fechamento de questão".

Definida a estrutura com 22 ministérios - 20 dos quais com titulares definidos -, a equipe de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, começa nesta terça-feira uma nova missão: a construção de pontes com parlamentares. Segundo o ministro extraordinário da transição e titular da Casa Civil na nova gestão, o próximo governo terá o apoio de 350 deputados e cerca de 40 senadores.

Bolsonaro se encontra nesta terça-feira, em Brasília, com as bancadas do MDB e PRB. Onyx  explicou que uma das diretrizes é acabar com a exigência de que os partidos aliados deem todos os votos da bancada para determinado projeto de lei ou matéria legislativa de interesse do governo. Não vai se esperar - nem cobrar -, fechamento de questão.

"O governo vai compreender, sim, aquilo que muitas vezes permeia a vida do parlamentar, seu foro íntimo, seu compromisso com determinado segmento. Na verdade, não haverá aquela forçação de barra, que sempre houve, de que tem que entregar 30, 40 votos. O parlamentar será considerado da base se, ao longo do conjunto das votações, tiver uma posição bastante mais pró-governo", explanou.

Irão tocar a articulação política duas secretarias na Casa Civil, uma para Câmara dos Deputados e outra para o Senado, ambas comandadas por ex-parlamentares ainda não divulgados. Presidente eleito e ministro pregam o fim do toma-lá dá-cá. No ministério,  o DEM de Lorenzoni foi contemplado com mais duas pastas (Agricultura e Saúde).


O próprio democratas - presidido nacionalmente pelo prefeito de Salvador, ACM Neto - nega apoiar o futuro governo como partido. Os indicados no ministério vieram das bancadas.Bolsonora e equipe, desde a eleição, vem dialogando com bancada, como os representantes dos produtores rurais, dos defensores do direito de ter um arma e evangélicos.


Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio