VEÍCULOS: Venda de carros novos abre ano em queda de 25%
Houve aumento nos emplacamentos de comerciais leves, o que demonstra uma sinalização de retomada na economia, avalia a Fenabrave
O primeiro mês de 2017 teve queda de 25% sobre dezembro de 2016 nas vendas de todos os segmentos somados de veículos, segundo a Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
O levantamento inclui automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros. Ao todo, foram comercializadas 224.164 unidades em janeiro, contra 298.898 no mês anterior. Na comparação com janeiro de 2016 (260.909 unidades), o setor apresentou retração de 14,08%.
Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, tradicionalmente, janeiro é um mês mais fraco nas vendas de veículos em função da antecipação de compras em dezembro e dos compromissos da população no início do ano.
"As promoções do final do ano e o 13º salário, geralmente, atraem o público a adquirir um veículo, como o automóvel, por exemplo. Já o início de ano é marcado por muitos compromissos financeiros para as famílias, como IPVA, matrícula e material escolar, entre outros”, explicou o presidente da entidade.
Na análise da Fenabrave, os dados apontam para uma redução na queda das vendas de automóveis e comerciais leves, se avaliados os resultados comparativos entre janeiro de 2017 e do mesmo mês de 2016. “Houve aumento nos emplacamentos de comerciais leves, o que demonstra uma sinalização de retomada na economia”, afirma Assumpção Júnior.
Comentários
Postar um comentário