INVESTIMENTO: Bolsa tende a ser a melhor alternativa em 2017

No movimento cíclico típico dos mercados, este ano deve manter a onda de valorização de 2016, no embalo dos juros menores. Mas alguns cuidados são necessários.


 Os mercados são cíclicos. A BM&FBovespa fechou 2016 com alta de quase 40% - a maior dos últimos três anos. Segundo a consultoria de investimentos Empiricus Research, essa valorização é apenas uma amostra do que está por vir. “Historicamente, a correlação entre juros (em queda) e Bolsa (em alta) gerou alguns dos ciclos de alta mais expressivos de nossa história. O que observamos agora é o mercado se movimentar nessa direção”, explica Max Bohm, analista de investimentos da Empiricus e responsável pelos relatórios Microcap Alert  e Empiricus Long&Short.

Os analistas de mercado projetam uma queda da taxa básica Selic para abaixo de 10% ao final deste anos, depois que o BC cortou os juros em 0,75 ponto na primeira reunião do Copom no ano.Max Bohm avalia que o mercado ainda está subestimando o potencial de recuperação brasileiro. Ele acredita que, quando começar a perceber a melhora, o fluxo de capitais em direção ao Brasil vai melhorar. Em 2017, a Bolsa  tende a ser o investimento  mais indicado para quem quer alavancar os ganhos.

O grande desafio para quem quer aproveitar a alta da Bolsa  é encontrar quais papéis trarão ganhos tão ou mais expressivos que os registrados até agora. Para acertar na escolha, Bohm recomenda muito estudo e acompanhamento do mercado. “Não há fórmula mágica. Para investir em ações, é preciso se dedicar, buscar informações – de preferência, de analistas isentos – e ter foco e paciência”. Outra dica de quem conhece o sobe-desce da bolsa é não colocar algum capital que precise ser desaplicado no curto prazo - neste ano, por exemplo. (adaptado de reportagem enviada pelo Dino - Divulgador de Notícias).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018