OPORTUNIDADE: Microfranquias são alternativas baratas e em expansão
Setor cresceu 45% entre 2013 e 2016, passando de 384 para 557 marcas, de acordo com a ABF
As "franquias baratas" ou "microfranquias" cresceram 45% entre 2013 e 2016, passando de 384 para 557 marcas, de acordo com a Associação Brasileira de Franshising (ABF). Essas redes, que têm investimento inicial de até R$ 80 mil, representam 18% do total de marcas de franquias brasileiras.
Processos padronizados, treinamentos e suporte são algumas das vantagens em adquirir uma franquia. Para o diretor de Inteligência de Mercado da Entidade, Claudio Tieghi, "os modelos de investimentos mais baixos são importantes para a adaptação das redes às sazonalidades, oscilações e oportunidades do mercado".
Mas, vale lembrar, mesmo tendo um modelo pré-pronto, as microfranquias não isentam o empreendedor de conhecer os processos da atividade escolhida e de acompanhar de perto o próprio negócio. Planejamento, disciplina, dedicação e persistência também são necessários, além de capital de giro (reserva de dinheiro) para manter-se até o negócio começar a trazer retorno financeiro e dar lucro.
O baixo investimento e o menor risco também atraem muitos desempregados para o franchising. “Geralmente são jovens empreendedores, outros estão sendo patrões pela primeira vez e possuem pouca experiência comercial e em gestão. Por isso, o apoio da franqueadora é indispensável”, afirma Daniel Costa – especialista em franquias.
A administradora de empresas Glaucia Queiroz, faz parte deste time. Ela adquiriu uma franquia de publicidade e propaganda em sacos de pão com menos R$ 5 mil, recebidos do acerto. “Ao sair do meu antigo emprego, juntei minhas economias e apostei no meu próprio negócio. Foi uma decisão difícil, mas deu certo e já consegui recuperar parte do que investi”, explica. (reportagem da Dino, Divulgadora de Notícias voltada ao empreendedorismo, adaptado)
Comentários
Postar um comentário