FINANÇAS: Maioria não sabe quanto paga de juros


“Não conheço ninguém que compra um produto sem saber quanto custa, mas a maioria das pessoas faz exatamente isto quando se endivida”, disse Ricardo Amorim. 

Da assessoria (adaptado)

De acordo com pesquisa realizada pelas paulistas Ilumeo e Ricam Consultoria,  69% dos brasileiros que costumam entrar no cheque especial não sabem quanto pagam de juros. Entre aqueles que pagam juros no cartão de crédito, 66% não sabem exatamente as taxas que pagam.O estudo também descobriu que 32% das pessoas que têm alguma dívida nem sequer planejam em quanto tempo pretendem quitá-la.

O estudo foi realizado por meio de metodologia online (de 16 a 17 de abril). Foram ouvidos 1.155 pessoas com idade entre 18 e 60 anos, das classes A, B e C de 255 municípios em todas as regiões brasileiras.

A pesquisa foi coordenada por Otávio Freire, diretor da Ilumeo e professor de Marketing da Universidade de São Paulo (USP) e por Ricardo Amorim, economista e diretor da RICAM Consultoria. Freire já realizou estudos na área de análise de retrono em Comunicação e Marketing. “Não conheço ninguém que compra um produto sem saber quanto custa, mas a maioria das pessoas faz exatamente isto quando se endivida”, disse Ricardo Amorim.

Intenção e comportamento

Comportamentos cotidianos simples que impactam diretamente a saúde financeira das pessoas ainda são um entrave para muitos entrevistados. Ao contrário do que indicam especialistas, apenas 32% das pessoas anotam todos os seus gastos, 36% anotam somente as maiores compras e 32% nunca anotam nenhum de seus gastos. A pesquisa revelou que 69% das pessoas gostariam de anotar suas despesas para ter maior controle no dia a dia.

“Como existe uma distância grande entre intenção e comportamento, quanto mais fácil e intuitivo for o processo de anotação (aplicativos, lembretes no celular etc.) mais tendem a crescer as práticas conscientes sobre os próprios gastos”, diz Otávio Freire, diretor da Ilumeo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio