COPA 2014: América do Sul aposta no trio de ferro

O clima quente, que tira o sono dos europeus - e a histórica raça uruguaia podem contribuir. E tem o Maracanazzo - graças à Deus Brasil e Uruguai não se enfrentam na final. A Copa de 50 marca tanto a auto-estima do Uruguai como a nossa. Talvez até mais.

Adriano Villela

Na América do Sul, onde as principais fichas estão no trio Argentina-Uruguai e Brasil, toda a defesa argentina pesa contra o grupo de Lionel Messi. Mas a genialidade deste e o conjunto ofensivo formado ainda por Di Maria, Aguero e Higuain pode colocar os hermanos nas cabeças. Em 2010, quando a defesa comprometeu o domínio do jogo, os argentinos caíram fácil.

Já o Brasil conta com excelentes laterais e uma zaga segura, contando até com reservas do naipe de Maicon - um dos poucos a fazer boa copa em 2010 - e Dante. Uma maior desenvoltura de Oscar é um trunfo bom. A pressão, contudo, é um fator crucial. Vale lembrar que na Copa das Confederações, o camisa 10 Neymmar vivia seu sonho de vida. Liderava a seleção e acabava de ser vendido para o poderoso Barcelona. O começo no Camp Nou foi até promissor, mas a reta final trouxe problemas difíceis de sair da cabeça do garoto.

O Uruguai, por seu lado, já foi mais forte,a meu ver. Forlan vive declínio técnico desde a época do Inter, mas a frieza de Suarez na Africa do Sul, ao trocar a própria expulsão por um gol "quase" certo do adversário, ficou na memória. Isso, na hora da decisão - que separa pessoas comuns de herois de verdade - costuma ser importante. O clima quente, que tira o sono dos europeus - e a histórica raça uruguaia podem contribuir. E tem o Maracanazzo - graças à Deus Brasil e Uruguai não se enfrentam na final. A Copa de 50 marca tanto a auto-estima do Uruguai como a nossa. Talvez até mais.

Por seu lado, o Chile tem um dos melhores grupos de sua história. Aranguis tem sido com a camisa colorada o que nenhum estrangeiro produziu neste século. Há nomes respeitáveis, como Vidal e Vargas. Mas é um grupo ainda não foi testado e aprovado.Falta uma conquista, tipo uma Copa América ou Olimpíada para os chilenos pensarem em ir longe em uma copa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio