COPA 2014: metrô confirmado na mobilidade da Copa

Outra novidade é a chamada Fun Walk, rota para pedestres, que liga pontos do Centro Antigo ao estádio. Os torcedores podem sair de diferentes pontos da cidade, como o porto, a Praça da Sé e o Mercado Modelo

Da Secom/Govba (adaptado)

Previsto para entrar em operação, no primeiro trecho, no começo de junho, o metrô foi confirmado como parte do plano de mobilidade da Copa. Vai transportar apenas torcedores com ingresso e pré-cadastrados, mais deve rodar. O planejamento de mobilidade é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e da Polícia Militar, com a prefeitura de Salvador.

Segundo a coordenadora do grupo de mobilidade da Copa do estado, Grace Gomes, o acesso ao estádio foi melhorado por intermédio das obras de revitalização do sistema viário, recuperação de calçadas e a construção do viaduto que dá acesso à Arena. “Outra novidade é a chamada Fun Walk, rota para pedestres, que liga pontos do Centro Antigo ao estádio. Os torcedores podem sair de diferentes pontos da cidade, como o porto, a Praça da Sé e o Mercado Modelo, e passear por um caminho que vai receber uma decoração mais lúdica”.

Metrô - No dia 11 de junho, o metrô de Salvador deve começar a funcionar, em operação assistida, com linha expressa, da estação do Acesso Norte (Rótula do Abacaxi)  à do Campo da Pólvora, em horários específicos . Como a rota fica dentro de perímetro monitorado pela Fifa, só terão acesso ao metrô os ônibus e vans credenciados que estiverem fazendo o transporte de pessoas para os jogos. No período da Copa que não houver jogos em Salvador, o acesso ao metrô será livre, no meio da manhã e meio da tarde, fora do horário de pico.

Ônibus - dez linhas especiais foram criadas para o Mundial, envolvendo 150 veículos. Duas delas saem do Aeroporto Internacional de Salvador. No final deste mês, começa a operar a rota que passa pelas hospedagens na orla de Salvador e segue até o Mercado Modelo.

Estradas - Quem chegar à capital via estradas contará com melhorias em trechos da BA-093 e da 001, que atendem municípios no sul do estado. Além dessas, as BRs 324, 116, e 101 estarão monitoradas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma operação foi montada também na Estrada do Coco, BA-099, para atender delegações e turistas que devem se hospedar no litoral norte baiano.

Porto - A capital ainda deve receber, além via aeroporto e estradas, uma parcela de turistas por intermédio do Porto de Salvador, de acordo com a coordenadora Grace Gomes. “Confirmamos a chegada de um grupo de quatro mil mexicanos em um navio que deve chegar aqui durante o Mundial”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio