COPA 2014: Vai ter Copa, sabe-se lá como

A Copa pode até ser um sucesso, não duvido, mas lamento que o país tenha namorado com o perigo de, por exemplo, uma pane no sistema de energia provocado por novos raios.

Adriano Villela

Vamos ao óbvio, mas que muitos movimentos e analistas de ambas as partes desconhecem: vai ter copa. Se houvesse alguma possibilidade de a Fifa ou autoridades brasileiras desistirem do mundial, o start já teria sido dado. Nem as manifestações - inesperadas ano passado, porém incapazes de atrasar em um minutinho sequer qualquer jogo - têm o poder de efetivamente inviabilizar o evento.
Olhando agora como advogado do diabo, tenho cada vez convicção maior de que as condições em que o torneio vai acontecer é que são elas. O estádio da abertura, o Itaquerão (SP), é o exemplo mais ilustrativo disso. O primeiro teste com bola rolando, à vera, será no próximo domingo, 18, a 2 dias do jogo inaugural.
Teste, neste caso, é um eufemismo. Digo com "antecedência" que o estádio do Corinthinas, na capital paulista, será aprovado. Não há mais tempo hábil para qualquer outra alternativa. O que será feito, sem dúvida, será a adaptação do jogo e da nova arena para que, meio de improviso, abrigue o pontapé inicial a ser dado no confronto Brasil x Croácia.
Na Bahia
Com exceção quase que exclusiva da Fonte Nova, em Salvador o cenário não difere muito. O campo foi testado e aprovado até por um megaclássico mundial, o Brasil x Itália na Copa das Confederações. Porém, no BAVI de ontem, a Anatel percebeu um sinal insuficiente para telefonia celular e internet. Alguém acredita, sinceramente, que haverá novos investimentos tecnológicos para a melhoria do serviço. Vamos, no máximo, dar um jeito de melhorar o sinal com o que temos hoje.
Situação semelhante no aeroporto, cujas reformas ainda não inauguradas, e no porto. O novo terminal de passageiros - previsto para 13 de maio de 2013 - será entregue até o final do mês, e de forma parcial. Mas está prevista a chegada de navios com torcedores.
Isso sem contar a Segurança, na qual acredito em maior preparo depois do susto das manifestações, e da mobilidade, planejada levando em conta problemas detectados no torneio-teste de 2013. E o metrô: deve rodar pela primeira vez no dia 11 de junho, a dois dias da estreia. Teste? Vai ter o ok, certamente. Que outra alternativa teremos caso haja (um novo) problema com o metrô.
Em síntese, o Brasil gosta de fazer as coisas no improviso, sem averiguar antes se o esquema funciona direito. Em praticamente todos os sites que trabalhei a ideia inicial era colocar no ar sem usar o programa de admin antes para checar a sua operacionalização.A Copa pode até ser um sucesso, não duvido, mas lamento que o país tenha namorado com o perigo de, por exemplo, uma pane no sistema de energia provocado por novos raios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio