FGV: Preços de produtos típicos de festas juninas sobem 9,15%


percentual supera a inflação acumulada no período pelo Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), também da FGV, que ficou em 5,06%

Os preços dos produtos utilizados nos pratos típicos de festas juninas mostraram alta de 9,15% nos 12 meses entre junho de 2018 e maio deste ano. O percentual supera a inflação acumulada no período pelo Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), também da FGV, que ficou em 5,06%.

Entre os itens procurados pelos consumidores, destaque para a batata-inglesa, que subiu 98,13%, couve (24,43%), farinha de trigo (21,75%), leite de coco (17,80%). O economista do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre-FGV) e coordenador do IPC, André Braz, analisou que produtos como a batata-inglesa apresentam essas "taxas extremas" em alguns momentos do ano.

"Não quer dizer que seja uma situação permanente porque, como são lavouras curtas, a oferta se restabelece rapidamente e os preços tendem a devolver toda essa gordura, todo esse aumento acumulado nos últimos meses. O ponto principal é que esses aumentos não são duradouros", afirmou.

Outros itens componentes da cesta, principalmente os derivados do trigo, soja e milho, tiveram aumentos mais fortes porque, no ano passado, ocorreu uma desvalorização cambial maior. Este ano, Braz disse que o câmbio anda estável, devolvendo um pouco da valorização nos últimos dias. "Mas o acumulado em 12 meses ainda fica pressionado". Com informações da Agência Brasil



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio