FGV: Indústria e na agricultura derrubam PIB em abril


Economia brasileira - que recuou 0,2% no primeiro trimestre segundo medição oficial do IBGE - abre o segundo trimestre do ano com nova queda 
   

O Monitor do PIB-FGV aponta, nas séries dessazonalizadas, recuo de 0,1% do PIB em abril, na comparação com março; e, de 0,9% no trimestre móvel findo em abril (fev-mar-abril), em comparação ao trimestre encerrado em janeiro (nov-dez/18-jan/19).

Este início negativo do segundo trimestre do ano se soma ao recuo no período de janeiro a março deste ano, segundo a medição oficial do IBGE. No Monitor do PIB-FGV, abril teve o terceiro declínio mensal do ano


“O desempenho da agropecuária e da indústria explicam essa desaceleração da atividade econômica”, afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB. "No acumulado em 12 meses até abril a indústria volta ao terreno negativo depois de 14 meses de crescimento. Chama atenção que a extrativa e a transformação também retornam a variações negativas."

O consumo das famílias cresceu 1,3% no trimestre móvel findo em abril, em comparação ao mesmo trimestre de 2018. Já a Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 0,6% no trimestre móvel findo em abril, em comparação ao mesmo trimestre de 2018. O desempenho positivo é devido ao componente de máquinas e equipamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio