ELEIÇÕES 2014 - Pensamentos políticos do dia (30.08)

Para todo mundo frieza e auto-crítica serão fundamentais na reorientação do cenário. Em outubro vamos saber que tem mais jogo de cintura!
Adriano Villela

1 - considerando que, incluindo o segundo turno, a campanha eleitoral propriamente dita está chegando na metade, não considero cenário decidido. Eleição ganha é quando se abre as urnas.
2 - Mesmo onde não houver segundo turno, o programa da tv alcançou apenas um terço. Tem jogo pela frente, ainda que apenas a partida de volta. A hora da decisão é agora, mais ela permanece sendo disputada.
3 -Ainda assim, creio que os aliados mais próximos de Dilma e Lula devem reconhecer que algo de errado aconteceu. Há pouco tempo o bolsa-família e a nova classe C pareciam ser suficientes para a reeleição e isso não é mais. O que de fato fez o cenário mudar, não sei. Não li pesquisas nem entrevistei ninguém sobre aspectos qualitativos da corrida sucessória, mas claro está que o PT sai mais fraco da contenda. Há apenas Minas para comemorar.
4 - Ironicamente, o que no cenário atual implode a clássica bipolarização partidária, o PSDB não tem nem Minas para comemorar (ao contrário, é quem tende a chorar a perda deste espaço ao PT). Lidera em São Paulo, mas numa corrida para manter a fatia no bolo. Tem ainda mais assunto para rever que o PT, rival que pode até tá saindo do Olimpo, mas os tucanos estão longe do pódio há bastante tempo. Não deve nem liderar a oposição em um eventual governo Marina. Vira contrapeso.
5 - Até a bola da vez, os marinistas, necessitam de um divã básico. É uma candidatura embrionária, uma start up que virou holding de uma hora para outra devido a uma emergência. E uma das poucas coisas claras da política é de que quem tá atrás vai sempre querer derrubar o líder. É da natureza do jogo.
Em síntese, para todo mundo frieza e auto-crítica serão fundamentais na reorientação do cenário. Em outubro vamos saber que tem mais jogo de cintura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio