COPA 2018: A primeira convocação da Era Dunga II

Meus principais problemas com Felipão foram a ausência de atletas do Cruzeiro - campeão brasileiro - e de atletas que se destacam na Europa, o esquema com apenas um meia na criação. Um time pode até ganhar um nacional devido a uma temporada brilhante, mas os mineiros lideram este ano também. O elenco é bom mesmo

Adriano Villela

O turbilhão que se transformou a eleição presidencial deixou pouco espaço para a primeira convocação da nova Era Dunga, prevista para amanhã. Como é o início de um novo ciclo, visando 2018, é muito difícil prever como o novo-velho treinador da seleção canarinho vai escolher seus atletas. Vou, neste caso, colocar a minha seleção.

Tão logo foi anunciado como técnico, após a copa brasileira, Dunga afirmou que fará uma renovação gradual.  Os destaques do time do antecessor Felipão podem continuar. Sigo esta linha. A liga do time acontece mais rápido – já há uma base – e jogadores mais jovens, que sentiram a pressão de jogar a primeira copa justo em casa, podem render mais daqui a quatro anos. Já com relação a veteranos como o goleiro Júlio Cesar e o ex-tricolor Daniel Alves, de boa, já deu né?

Meus principais problemas com Felipão foram a ausência de atletas do Cruzeiro - campeão brasileiro - e de atletas que se destacam na Europa, o esquema com apenas um meia na criação. Um time pode até ganhar um nacional devido a uma temporada brilhante, mas os mineiros lideram este ano também. O elenco é bom mesmo. A meu ver, Fábio (goleiro), Dedé (zagueiro), Ceará (lateral), Everton Ribeiro (meia) já merecem uma chance mais do que o tal zagueiro Henrique que Felipão inventou e, na hora do sufoco nos campos brasileiros, nem em sonho (ou pesadelo) pensou em aproveitar.

No gol, continuaria trazendo Jefferson ou Victor. Para goleiro, os dois têm idades para chegar bem em 2018 e contam com a experiência de participar do projeto de 2014. Na ala direita, Maicon se apresentou bem. Tem bagagem e serviços prestados para orientar os mais novos, incluindo o cruzeirense. Na esquerda, acho que Marcelo ainda rende uma copa. Mas deixaria de fora agora, em licença sabática, levando Filipe Luís, que se destacou no Atlético de Madrid, e Adriano, do Barcelona. Sempre que o vi jogar, ele atuou bem, mesmo cercado de feras. Maxwell não foi aproveitado na copa mesmo com Marcelo em baixa. Não vingou.

Na zaga, Thiago silva para mim ficaria na geladeira. Tecnicamente, ele é bom, mas comprometeu como capitão. Jamais, no posto de líder, poderia se negar a bater o pênalti.  Em bom futebolês, o capitão é o cara que pega a bola dentro do gol na hora do revés e estimula o time à frente, como o uruguaio Obidulo Varela fez contra o Brasil em 50. Jamais o cara que mais amarela. Eu manteria Dante e David luiz, trazendo ainda Miranda, ex-Atletico de Madrid.

No meio, gosto de ter um volante pegador e mais três jogadores que auxiliam a marcação e criação. Os campeões Espanha e Alemanha tinham Busquets em 2010 e khedira em 2014. No Brasil, convocaria Casemiro do Real Madrid e Hernanes (agora como titular), levando para a suplência os corintianos Ralf (para a vaga de volante-volante) e Elias. Cícero, hoje no Flu, deve ganhar alguma oportunidade. Na criação chamaria ainda Wilian e Bernard - egressos da copa - e testaria o superbadalado Philipe Coutinho. Ganso é outro caso de jovem que não aguentou a barra no passado, mas está crescendo no São Paulo e merece ao menos uma chance.

Para o ataque, só um louco abriria mão de Neymar. O time, sem ele, despencou. Robinho, pela experiência, é um bom reserva para neymar, ou até mesmo companheiro de ataque, revivendo dupla da época em que ambos estavam no santos. Hulk, para mim, esgotou a paciência. Quantas assistências e quantos gols já fez na seleção? É improdutivo.


Os dois atletas referência para a camisa nove, no meu time, seriam Rafael Sobis e Rafael Moura, do Fluminense e do Inter. Têm rodagem, faro de artilheiro, e idade boa para construir o futuro na seleção. Pato vem crescendo. Pode ser aproveitado em algum jogo, mas avisado que viverá do que gerar de retorno. Ou deslanchar a fazer gols, ou verá nova copa pela tv.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio