CAFÉ: Espécie arábica corresponde a 70% da safra do Brasil


Safra atual de 49 milhões de sacas representa queda de 20,5% em relação à produção de 2018


A safra dos cafés do Brasil estimada para  2019 totaliza 48,99 milhões de sacas. Desse total, 34,47 milhões de sacas são da espécie arábica, em torno de 70% da safra, e 14,52 milhões de sacas da espécie de conilon. Entretanto, a safra 2019 teve uma redução de 20,5% da produção,  comparada com o mesmo período anterior, quando o País colheu um volume recorde de 61,66 milhões de sacas em 2018.


 Em 2019, exclusivamente na espécie arábica, há uma redução de 27,4% no volume, em comparação com a safra anterior, devido ao ciclo da bienalidade dessa espécie.

 Quanto à produção de café conilon, em contrapartida, os números levantados para a safra 2019 apontam um acréscimo na colheita de 2,5%, em relação ao ano-cafeeiro anterior. Esse acréscimo pode ser atribuído principalmente ao aumento da produção verificado no Espírito Santo, estado que aumentou a área cultivada e registrou maiores produtividades médias.


Os dados desta análise foram obtidos do Acompanhamento da safra brasileira Café – Terceiro Levantamento – Setembro 2019, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, o qual está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio