EMPREENDEDORISMO: Em 10 anos, Simples gerou R$ 554 bilhões em tributos


Regime especial reúne em um único boleto oito tipos de impostos para as MPEs, que representam 27% do PIB e metade dos empregos formais do país
Da assessoria (adaptado)

Criado em dezembro de 2006, via Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o Simples Nacional gerou em dez anos R$ 555 bilhões em tributos. Os valores foram informados pelo Sebrae e já estão corrigidos pelo IPCA do período. O regime especial contabiliza hoje 11 milhões de optantes.

“O Simples foi um laboratório para a reforma tributária. Nesses últimos dez anos, o regime melhorou o ambiente de negócios brasileiro e tirou da informalidade milhões de pequenos negócios”, avalia o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif  Domingos. Quem está neste enquadramento recolhe oito impostos em um único boleto.

Segundo o diretor da FGV Projetos, Cesar Cunha Campos, as micro e pequenas empresas  são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto e por mais da metade dos empregos formais do país. "Não é possível conceber a retomada econômica sem refletir sobre os avanços e desafios para este importante segmento”, defende.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio