ADEUS 2016: Varejo de shopping não vê a hora de o ano acabar


Setor teve retração de 3% no período do Natal e 3,2% no ano; ainda assim Alshop espera melhoria no próximo ano
Da assessoria (adaptado)

Somente no período do Natal, o setor de shoppings centers registrou queda de 3% em 2016. A queda foi maior do que a de 2005 (2,8%), segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (26), pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop).

O gasto médio com presentes de Natal em 2016 caiu cerca de 5% em relação a 2015,segundo levantamento feito nas capitais pela SPC Brasil. No ano, a retração gira em torno de 3,2%. O setor deve fechar o ano movimentando   R$ 140,5 bilhões, ante os R$ 145 bilhões do ano passado.

De acordo com a Alshop, crédito mais restrito (em valor e condições de acesso), elevação no desemprego e a insegurança quanto ao cenário político e econômico brasileiro estão entre os maiores fatores para a queda no movimento de vendas no Natal.

As frustrações com 2016 não tirou o otimismo do presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, em relação ao próximo ano.  “A melhora do clima político, o fortalecimento econômico e a retomada do crescimento se mostrarão já a partir do primeiro trimestre, repercutindo nas vendas. E, dificilmente, haverá um ano tão agressivo como foi 2016”, disse ele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio