ECONOMIA: Pequenos negócios dominam vendas na internet, diz Sebrae
O levantamento também constatou que nos últimos três anos houve um aumento no número de empresas que resolveram vender produtos ou serviços pela internet
Do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet 90% são de pequeno porte, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões anuais, segundo pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. De acordo com a 3ª Pesquisa Nacional do Varejo Online, quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%. O levantamento também constatou que nos últimos três anos houve um aumento no número de empresas que resolveram vender produtos ou serviços pela internet. Do total de e-commerce no país, 58% deles começaram suas atividades na rede de 2013 para cá.
“O mundo virtual permite que os clientes conheçam e comprem os produtos de um pequeno negócio 24 horas por dia. Os donos de pequenos negócios já perceberam isso e têm marcado presença nas redes”, destaca o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. O levantamento também detectou que 53% das empresas que vendem on line não possuem uma loja física e que uma em cada quatro empresas possui apenas um funcionário e 40%, entre dois e quatro funcionários.
Segundo a pesquisa do Sebrae, do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet, 90% são de pequenos negócios, ou seja, faturam até R$ 3,6 milhões anuais. Quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%. Os estados que mais compram produtos pela internet são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. (da assessoria, adaptado)
Comentários
Postar um comentário