2016: A respostas das urnas 'com ou sem emoção'

Também porque - ao contrário do Rio e São Paulo, que podem consagrar nomes do PRB - na Bahia a disputa se dá mais entre partidos tradicionais

Adriano Villela

Ao fim de uma campanha cheia de novidades e externalidades - tanto no processo em si como em fatores externos, como impeachment, Lava Jato e Olimpíada -, alguns resultados parecem mais previsíveis. Salvador é um caso. A sucessão municipal não empolgou, não ganhou as ruas, ficou mais distante das conversas de bar.
A tendência de se confirmar o favoritismo do prefeito e candidato à reeleição ACM Neto cresceu. Primeiro porque o virtual terceiro colocado, o 'doido' pastor sargento Isidório, apareceu mais do que a segunda candidatura, de Alice Portugal. Também porque - ao contrário do Rio e São Paulo, que podem consagrar nomes do PRB - na Bahia a disputa se dá mais entre partidos tradicionais.
No interior baiano, o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), é favorito, repetindo o êxito em eleições passadas, quando conquistou seus três outros mandatos ou fez o sucessor. Cenário semelhante em Conquista, onde o prefeito Guilherme Menezes - recentemente premiado pelo Instituto Trata Brasil - deve ganhar com o candidato Zé Raimundo, embora a base de apoio do governador Rui Costa também tenha lançado Fabrício Falcão (duelo PT x PCdoB).
Em Itabuna, nem a abertura das urnas pode cravar o nome do futuro prefeito. Líderes nas intenções de voto, os ex-gestores Fernando Gomes (DEM) e Capitão Azevedo têm suas candidaturas embargadas na Justiça eleitoral.  O imbróglio pode abrir espaço para Augusto Castro (PSDB), mas o tucano terá que esperar o desfecho na Justiça. Dúvidas marcam o cenário em Candeias. Tonha Magalhães (DEM) lidera, mas vem de insucessos nas eleições mais recentes para a prefeitura e  o parlamento.
Agora, porém, o processo de virada ocorrido em 2012 desde o final de agosto ainda não apareceu. Quem  ganhar vai ter que vencer um indigesto tabu: os três últimos prefeitos eleitos de Candeias não completaram o mandato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio