ECONOMIA: Mendonça de Barros: incertezas e baixo crescimento devem marcar cenário econômico do Brasil em 2014

"Os números de dezembro foram surpreendentemente ruins. A indústria caiu, o comércio de Natal foi fraco em relação ao esperado e o IBC-Br mostrou um desempenho muito baixo e cadente em relação ao ano anterior"Da assessoria  (adaptado)
Na economia, o ano conta com alguns fatores de risco: a divulgação do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2013 nesta quinta-feira (27); do lado social, a crescente insatisfação da população que deve eclodir em novas manifestações durante a Copa do Mundo; e as eleições.
A avaliação é do economista e ex-ministro,  José Roberto Mendonça de Barros. Ele falou,na última segunda-feira (24), sobre o Cenário Macroeconômico 2014-2015 - período marcado por Copa do Mundo e Eleições, durante evento da Câmara Portuguesa realizado em São Paulo.
Para Mendonça de Barros, a percepção de que 2014 será um ano de crescimento baixo se consolidou "muito rapidamente", diferentemente do que ocorreu nos últimos dois anos, em que se percebeu quão fraco seriam apenas no segundo semestre.
Mendonça de Barros avalia como praticamente certo que o crescimento neste ano será inferior à média dos anos de 2011, 2012 e 2013. A previsão é de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 1,6% em 2014 em relação ao ano passado. Para ele, o PIB de 2013 deve ficar em torno de 2,2% e 2,3%.
"Os números de dezembro foram surpreendentemente ruins. A indústria caiu, o comércio de Natal foi fraco em relação ao esperado e o IBC-Br mostrou um desempenho muito baixo e cadente em relação ao ano anterior", apontou Mendonça de Barros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio