CARNAVAL 2014: símbolo da guitarra baiana completa 50 anos de Carnaval


Ele (Armandinho) tinha apenas dez anos quando subiu em um trio elétrico com uma guitarra baiana e, desde então, tornou-se um símbolo do Carnaval de Salvador e um dos principais divulgadores da música baiana pelo mundo.
Da Agecom/Adaptado

Ele tinha apenas dez anos quando subiu em um trio elétrico com uma guitarra baiana e, desde então, tornou-se um símbolo do Carnaval de Salvador e um dos principais divulgadores da música baiana pelo mundo. Em 2014, quando se comemora os 40 anos dos blocos afros, Armandinho também celebra suas cinco décadas na folia, os 40 anos da banda Armandinho, Dodô e Osmar, formada com os irmãos Aroldo, André e Betinho Macêdo. A nova música de trabalho é “Ave Maria na Praça”, com trechos da Ave Maria ao som do instrumento que o consagrou.
O artista relembra como foi o início da carreira, apoiada pelo pai Osmar Macêdo que, ao lado de Dodô Nascimento e Temístocles Aragão, foram os inventores do trio elétrico em 1950. “Em 1964, meu pai preparou um trio mirim em uma caminhonete especialmente para eu me apresentar no Carnaval, porque desde pequeno eu chorava para ele me levar em um trio elétrico e nunca tinha essa possibilidade. Ele dizia ‘aprenda a tocar, meu filho’, e, então, fiquei afiadinho em tocar os frevos dele. Daí então começa a minha trajetória no trio e na música”, ressaltou.
O desejo de Armandinho é que a guitarra baiana seja utilizada também por outros artistas. E le têm notado o interesse dos músicos mais novos pelo instrumento, que não é encontrado em qualquer lugar do mundo e que possibilita se misturar a diversos ritmos. Dois exemplos disso são o guitarrista Júlio Caldas, que desenvolve o projeto Circuito Guitarra Baiana com a participação de vários músicos, e a banda BaianaSystem, que traz diversos ritmos aliados ao antigo pau elétrico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio