POLÍTICA NACIONAL: Os gargalos no Congresso e o "aliado" PMDB


O partido do vice Michel Temmer mira os cargos como governo e manobra no legislativo como se oposicionista fosse. Resolver este impasse, portanto, se apresenta como missão das mais importantes para a "Coração Valente" e seus auxiliares atuais e que vierem a ser nomeados.
Adriano Villela

Após as eleições, o assunto que mais centrou as atenções políticas vem sendo a Operação Lava-Jato. Um caso que tem nuances polêmicas, sem dúvida. Mas não creio que sejá decisivo para o êxito ou insucesso do governo da presidente reeleita Dilma Rousseff. O gargalo está no Congresso, por motivos diversos.

O primeiro porque a operação da Polícia Federal, Ministério Público Federal, Justiça Federal e o Supremo Federal é uma questão criminal. Houve ou não crimes - tudo leva a crer que sim? Quem são os autores? Provas efetivamente disponíveis? Quais as estratégias da defesa? Isso é o que conta, e não a correlação de forças políticas ou a densidade eleitoral.

Em segundo lugar, é fácil constatar que - politicamente - o governo tem seus álibis. Verdade que a imagem da Petrobras sangra, mas igualmente correto é frisar que a Polícia Federal é vinculada a União. E seria ingênuo achar que não há políticos da oposição envolvidos. Alguns nomes até já foram levantados.

Já no Congresso o problema é outro. O nosso parlamento ainda nem votou a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2015 - tradicionalmente apreciada no primeiro semestre. Se não entrar na pauta, trava o Legislativo e o Executivo. Por sua vez, a presidente Dilma pretende realizar em 2015 a Reforma Política, empreitada que requer a quase unanimidade no parlamento.

Feridas do processo eleitoral nos estados findado em outubro e disputas no pleito seguinte - a presidência da Câmara dos Deputados, em janeiro - tem tornado o PMDB praticamente uma legenda de oposição. O partido do vice Michel Temmer mira os cargos como governo e manobra no legislativo como se oposicionista fosse. Resolver este impasse, portanto, se apresenta como missão das mais importantes para a "Coração Valente" e seus auxiliares atuais e que vierem a ser nomeados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio