ARI COMUNICAÇÃO: Nadador do Alan do Carmo vive apogeu da sua carreira
Adriano Villela - Texto produzido para o site wwww.biossaude.com.br
O nadador baiano Allan Mamédio do Carmo é um daqueles atletas que conhece o seu auge às vésperas dos jogos olímpicos de 2016, que será sediado no Rio de Janeiro. Lidera o mundial de Maratonas Aquáticas e foi indicado ao prêmio de melhor do ano pela Federação Internacional de Natação (Fina).
Aos 25 anos, o atleta que já fez Pilates na Bios Saúde e hoje conta com acompanhamento do ortopedista Eduardo Teixeira, ele não esconde a ansiedade por Rio 2016, mas foca suas atenções em uma etapa de cada vez. Nesta conversa ao site da Bios Saúde, Allan fala um pouco mais da sua trajetória desportiva.
Bios Saúde – Depois de passar pelo Karatê e pelo Futebol, ainda aos 4 anos você acabou conseguindo concentrar suas energias na Natação. Por que esse esporte? Por que a modalidade águas abertas?
Allan do Carmo - Foi uma coisa muito natural a escolha pela Natação na minha vida. Depois se tornou uma paixão de todos dentro de casa. A escolha da maratona aquática foi uma tendência que eu segui no antigo clube em que eu treinei. Os olhares eram voltados mais para as travessias, principalmente a Mar Grande- Salvador. Era uma modalidade que eu acompanhei de perto desde novo. Vivenciava através dos atletas mais velhos que eram campeões.
B. S. - Você está sempre viajando para as competições, a exemplo do Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, na China. Como você se prepara para lidar com diferenças de horários e clima tão distintos, e ainda garantir o pódio?
A. C. - A maratona aquática já é uma prova de adaptação. A gente nada em rios, lagos, mares. Já estamos acostumados pelo próprio esporte. Tento chegar o mais cedo nas cidades de competições para ter tempo de descanso maior e me adaptar ao clima. Nos treinamentos, faço preparação física, fisioterapia e acompanhamento de psicólogo, nutricionista e massagem.
B.S. – Estamos há duas etapas para conclusão da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. (as finais acontecem de 12 a 18 deste mês, na China). Assumindo no momento a liderança, como está o coração?
A.C. – Estou ansioso. É um momento que sempre sonhei viver. Quero chegar logo nesse dia. O tempo não passa, mais tento aproveitar esse tempo nos meus treinos, para quando chegar o dia eu me sentir preparado.
B. S. - Quais seus planos e expectativas para 2015?
A.C. - Classificação para o mundial de Kazan (RUS) e para 2016. Estou na expectativa grande de passar pelas primeiras etapas de classificação para depois pensar na jogos olímpicos.
Comentários
Postar um comentário