ARI COMUNICACÇÃO: Combata o pré-conceito e proteja sua saúde

Motivados tão somente pelo preconceito, milhares de homens em todo o Brasil deixam de se prevenir contra o câncer de próstata. E, por causa dessa atitude impensada, correm sérios riscos, inclusive de morte
Adriano Villela Texto produzido para o site wwww.biossaude.com.br
Motivados tão somente pelo preconceito, milhares de homens em todo o Brasil deixam de se prevenir contra o câncer de próstata. E, por causa dessa atitude impensada, correm sérios riscos, inclusive de morte. Para conscientizar os brasileiros sobre a importância do exame preventivo contra um dos casos mais graves de câncer, entidades médicas, governo federal, órgãos estaduais e municipais e instituições privadas de saúde engajam-se no Novembro Azul. A Bios, claro, não podia ficar de fora. Eventos de conscientização, ações publicitárias e a iluminação em tom azul de prédios públicos integram a campanha.
Os especialistas recomendam a avaliação anual por meio do exame de toque e o de PSA (medido por meio do sangue).. Pesquisa* realizada pelo Datafolha e Instituto Nacional do Câncer para a Sociedade Brasileira de Urologia, em 2009, constatou que o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame, confirmando o pré-conceito. A SBU, por meio do seu site, acrescenta que o câncer de próstata tem mais incidência que o de mama.
O Novembro Azul é organizado nacionalmente pela SBU e pelo Instituto Lado a Lado, que organizou no final de semana dois eventos esportivos para marcar a abertura da campanha este ano. No Rio, houve disputas de futebol no CFZ, do ex-atleta Zico. No domingo, em São Paulo, o Circuito Athenas realizou a Corrida Athenas 21k Novembro Azul.
Letalidade
A SBU alerta para a necessidade do exame de toque retal a partir dos 50 anos para homens sem casos na família e aos 45 anos para pacientes do sexo masculino com casos na família e negros. O alerta se baseia estudos internacionais sobre o tema. Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens.
A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. “Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da SBU, no site da entidade. A estimativa é de uma morte a cada 40 minutos.
“Só no Nordeste, são estimados 12.930 novos pacientes. Em Salvador, apenas o Hospital Aristides Maltez   diagnosticou 739 novos casos  entre janeiro e junho de 2014. Um aumento de 24,8% se comparado a igual período de 2013 (592 ocorrências)”, informou o jornal A Tarde, em reportagem de Jêssica Sandes publicada na quinta-feira,  30 de outubro…
Com informações do site Minha Vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio