NOTÍCIA: Desemprego na RMS alcança 2,3 pontos em um ano


Na iniciativa privada, “verificou-se crescimento no contingente de trabalhadores com carteira assinada (13 mil ou 1,7%) e redução no dos sem carteira assinada (5 mil ou 4%)

Adriano Villela

Entre janeiro de 2012 a janeiro de 2013, a taxa de desemprego da Região Metropolitana de Salvador aumentou 2,3 pontos percentuais, ao passar de 15,0% para os atuais 17,3% da População Economicamente Ativa. O dado é da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), divulgada ontem.
A taxa de desemprego na Região Metropolitana de Salvador voltou a subir em janeiro último, atingindo subindo 0,7 ponto percentual. Antes, o desemprego registrava 16,6% da PEA da RMS. A retração da empregabilidade decorreu da entrada de 15 mil trabalhadores no mercado, já que o contingente de ocupados permaneceu em 1,5 milhão de pessoas.
Segundo nota divulgada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), no primeiro mês do ano “a taxa de desemprego aberto passou de 11,4% para 11,6% e a de desemprego oculto, de 5,2% para 5,7%”. Além disso, aumentou o número de empregados no setor privado (8 mil ou 0,9%) e caiu o volume de emprego no setor público (11 mil ou 6,7%).
Na iniciativa privada, “verificou-se crescimento no contingente de trabalhadores com carteira assinada (13 mil ou 1,7%) e redução no dos sem carteira assinada (5 mil ou 4,0%). Houve elevação no número de trabalhadores autônomos (3 mil ou 1,0%); enquanto diminuiu ligeiramente o contingente de empregados domésticos (2 mil ou 1,6%)”.
Os setores de maior retração foram Construção Civil - com queda de 4 mil vagas ou 2,7% - e Serviços, que teve mesma queda em termos absolutos mas desempenho percentual próximo à estabilidade (-0,4%). Para compensar, comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas gerou 7 mil postos de trabalho, com crescimento de empregabilidade de 2,4% - e Indústria da Transformação, que gerou mil vagas e alta de 0,7%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio